História

Santa Luzia do Norte é uma das mais antigas povoações do estado de Alagoas pois, em 1663, tinha informações de sua existência com a invasão dos batavos, na guerra holandesa, depois que atacaram a cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro. Somente em 1962 teve sua autonomia administrativa, se bem que em 1830 chegou a ser parte de município de Rio Largo.

O seu primeiro nome foi Santa Luzia de Siracusa, já que teve um milagre atribuído a santa que teria recobrado a visão de um intermediário. Tempos depois seu nome passou a ser Santa Luzia do Norte, que é até hoje conservado. Segundo outras histórias, a cidade já foi também chamada de Outeiro de São Bento, pois existia um convento de São Bento nas proximidades.

Antônio Martins Ribeiro foi um de seus primeiros moradores, que recebeu de Miguel Gonçalves Vieira uma légua de terras, com a condição de levantar um engenho de açúcar e fazer vida, com isso se deu a chegada de inúmeros novos moradores e com a construção de suas casas deram um impulso extraordinário ao povoado que entrou em rápido desenvolvimento. Em pouco tempo Santa Luzia do Norte se tornou o mais importante povoado as margens do Norte e do rio Mundaú.

Santa Luzia do Norte deixou de ser um povoado e passou a ser uma vila pelo decreto 10 de dezembro de 1830, desmembrando-se assim de Alagoas - Atual Marechal Deodoro - e sua sede foi formada na povoação de Santa Luzia da Alagoas do Norte.
Foi elevada a condição de cidade com o nome de Santa Luzia do Norte, pela lei estadual nº 696, de 13-07-1915. Sob a mesma lei transfere a sede do povoado de Santa Luzia do Norte para a povoação de Riacho Largo. Em divisão administrativa referente ao ano de 1993, o município é constituído de dois distritos: Santa Luzia do Norte e Rio Largo (sede). Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31 de novembro de 1936 e 31 de novembro de 1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 2361, de 31 de março de 1938, baixado pelo governo estadual, o município de Santa Luzia do Norte perde a condição de município passando a ser distrito do então município de Rio Largo. Em divisão territorial datada de 1 de julho de 1960, Santa Luzia é distrito de Rio Largo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1 de julho de 1960.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santa Luzia do Norte, pela lei estadual nº 2464, de 23-08-1962, desmembrado de Rio Largo e com sede no atual distrito de Santa Luzia do Norte ex-povoado.
Constituído do distrito sede. Instalado em 1512-1962. Em divisão territorial datada de 31 de novembro de 1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Wikipedia