terça-feira , 19 março 2024
Home / Município / Dados Geográficos

Dados Geográficos

 

Santa Luzia do Norte tem área de 28,451 quilômetros quadrados e está localizada na região metropolitana de Maceió com mesorregião do leste alagoano. Está situada próxima ao paralelo 09º 36′ 10″ sul e do meridiano 35º 49′ 19″ oeste.

Santa Luzia do Norte é também o menor município de Alagoas em área. Está localizada ao lado do rio Mundaú, o que foi importante para a economia, graças a pescadores e marisqueiras.

Clima

O clima é do tipo tropical chuvoso com verão seco. O período chuvoso começa no outono, tendo início em fevereiro e término em outubro. A precipitação média anual é de 1.634.2 mm.[9]

Geologia

O município de Santa Luzia do Norte encontra-se geologicamente inserido na Província Borborema, representada pelos litótipos da formação muribeca-membro carmópolis, grupo barreiras e depósitos flúvio-lagunares. A formação muribeca-membro carmópolis constitui-se de conglomerados originados de leques aluviais. O grupo barreiras está representado por arenitos e arenitos conglomeráticos, com intercalações de siltito e argilito. Os depósitos flúvio-lagunares englobam filitos arenosos e filitos carbonosos.

Relevo

O relevo de Santa Luzia do Norte faz parte da unidade dos tabuleiros costeiros. Esta unidade acompanha o litoral de todo o nordeste, apresentando altitude média de 50 a 100 metros. Compreende platôs de origem sedimentar, que apresentam grau de entalhamento variável, ora com vales estreitos e encostas abruptas, ora abertos com encostas suaves e fundos com amplas várzeas. De modo geral, os solos são profundos e de baixa fertilidade natural.

Hidrografia

O município de Santa Luzia do Norte é banhado a nor-nordeste pelo riacho Mundaú, que alimenta a lagoa Mundaú, e a su-sudoeste por uma laguna alimentada pelo rio dos Remédios. O padrão de drenagem é do tipo dendrítico. Todo esse sistema flúvio-lagunar deságua no oceano Atlântico.

Vegetação

A vegetação é predominantemente do tipo floresta subperenifólia, com partes de floresta subcaducifólia e cerrado/ floresta.