sábado , 27 abril 2024
Home / Município / Dados Históricos

Dados Históricos

Apresentação Histórica de Santa Luzia do Norte

 

 

Santa Luzia do Norte é um dos municípios mais antigo do estado de Alagoas, segundo os registros históricos dão conta de que a fundação do mesmo foi registrada em 13 de abril de 1610, em sua história Santa Luzia do Norte chegou a sediar os hoje municípios de Maceió, Rio Largo, Satuba, Pilar, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco, com a chegada da Linha Férrea, construída pelos Ingleses, e que por força das questões geográfica e política não atingiu o território Santaluziense, e que teve a Estação de Satuba inaugurada no dia 02/12/1884, em 1915 perdemos o primado para Rio Largo, que além de ser o distrito onde finalizava a estrada férrea crescia com a indústria têxtil. Santa Luzia no final do ano de 1633, sofreu a Invasão Holandesa, no entanto a bravura do seu povo conseguiu vencer os Batavos.

Após a perda do título de sede passou a pertencer a Rio Largo, no entanto em 23 de Agosto de 1962, através do projeto de lei elaborado por filho da terra, Deoclécio Feitosa e defendido na Assembleia Legislativa pelo Dr. José Lobo Ferreira, outro Santaluziense, que naquela oportunidade estava no mandato de Deputado Estadual. Seu primeiro prefeito foi Antônio Rodrigues de Lima, a primeira mesa diretora da Câmara de Vereadores teve a seguinte composição, Presidente, Deoclécio Feitosa, Vice-presidente Manoel Moreira, Primeiro Secretario, Antônio Romeiro e Segundo Secretário Valdir Mascarenhas.

O município tem uma belíssima história cultural e política, é talvez o único município do Brasil que tenha um Quilombo Urbano, existente a mais de trezentos anos, onde mantém a cultura da produção da Tapioca, Pé de Moleque, Bolo,Grude e outros quitutes, produtos que eram feitos pelos escravos que formavam o citado Quilombo. Terra celeiro de artistas que tem na memória os nomes de Otaviano Romeiro (Maestro Fon-Fon) um dos maiores maestos do mundo, assim como José Zumba (Pintor Zumba) intitulado o Pintor Negro do Brasil. No tocante à religião católica, lembramos a Quilombola Dona Anézia, uma senhora analfabeta, que exerceu por várias décadas o dom de Parteira e Rezadeira, morreu aos 112anos de idade, chegando a ser a segunda mulher mais velha do mundo.

Santa Luzia faz parte da Região Metropolitana de Maceió, separado da capital por apenas 25 quilômetros. Segundo o último censo do IBGE, o município tem 6.919 habitantes.

 

Créditos: Poeta Pedão

ENDEREÇO DA PREFEITURA:
Rua Estevão Protomártir de Brito, 84, Centro.
CEP: 57130-000